domingo, 3 de junho de 2012

Sankha Praksalana

Sankha Praksalana é uma Yoga kriya. As Yoga kriyas são práticas de limpeza interna do corpo. Grosseiramente, a ideia é a de que tal como tomamos banho todos os dias para estarmos limpinhos, devemos limpar igualmente o nosso corpinho Danone, do lado de dentro. Eu sei que lá por dentro ninguém vê (nem nós!) mas a verdade é que se passarmos a vida toda sem o fazer, decerto estamos sujos, imundos, cheios de porcaria que não vemos mas que é real e não apenas um delírio de quem não tem mais nada que fazer do que Yoga e todos os seus derivados com nomes esquisitos! ;) 
Há muita coisa para dizer sobre as Yoga kriyas mas isso levava anos a explicar e eu quero apenas dizer o que toda a gente entende prática e rapidamente. Assim, voltando à porcaria que acumulamos internamente, as Yoga kriyas são antes de mais uma boa prática para evitar doenças, mantendo-nos mais saudáveis. Corpo são, mente sã! Fair enough, hã? ;) 
Sankha Praksalana é a limpeza dos intestinos. Sem dor, sem custos, sem coisas a entrar pelo nosso ânus acima, no conforto do nosso lar. 

Como fazer?
Aquece-se 3 litros de água (fervida previamente é ainda melhor) com 3 colheres de sopa (rasas) de sal de rocha ou marinho. Bebemos aos copos de cerca de 250ml intercalados com 4 exercícios até termos vontade de ir à casa-de-banho. Isso pode levar 4, 6, 8 copos. Depende de cada pessoa. 
Então, um copo, exercícios, outro copo, exercícios... até ir à cass-de-banho. Uma vez iniciada a limpeza devemos continuar a beber os copos e a fazer os exercícios (parando sempre que precisarmos de ir à casa-de-banho, obviamente!) até que as fezes saiam sem cor, até a água que bebemos seja igual à água que defecamos. 

Exercícios:

1. Entrelaçar as mãos acima da cabeça e dobrar o tronco para o lado direito, voltar ao meio e dobrar para o lado esquerdo. 
 2. Com os braços e mãos ao nível dos ombros, "balançá-los" horizontalmente, de um lado para o outro, sem mover as ancas. Só se faz a torção do tronco, tentando que as pernas e as ancas não se movam.
 3. Apoiados pelos pés e mãos, elevar o corpo do chão e em posição de "cobra", torcer o tronco olhando alternadamente para os pés, por cima do ombro direito e esquerdo.
4.  Sentar no chão, dobrar uma perna por cima do outro joelho e fazer a torção do tronco para o lado da perna dobrada. 

Todos os exercícios são repetidos 4 vezes. A respiração é sempre feita pelo nariz. 

Have fun!!!

Beijos no coração!

Sem comentários:

Enviar um comentário