sábado, 24 de julho de 2010

Contradicoes indianas. Tudo ao mesmo, sem do nem piedade...

Havia um tipo em Bhagsu. Partiu ha ja uns meses. Andava a curar as pessoas com vicio em terapias e cursos. Ha malucos para tudo. Para crer que fazendo todas as terapias do mundo (desde as mais cientificas ate as mais esotericas) reencontram a sanidade fisica e mental e para crer que podem curar os primeiros! Na verdade, com um pouco de imaginacao, encontra-se forma de arranjar clientes para tudo. Clientes com sede espiritual. Clientes que pensam que veem a India (supostamente o pais da espiritualidade...) fazem uns cursos, umas sessoes disto e daquilo e tungas. Transformam-se em seres espirituais. Gandas malucos! Mas melhor que isso e crer que ha mercado para pagar um curso de desintoxicacao de terapias. LOL!!! Ou seja, por o dedo na ferida dos "capitalist spiritual seaker's", faze-los entender que ninguem vai transformar ninguem num ser equilibrado, sao e espiritualmente evoluido, de um dia para o outro, por muitos euros e dolares gastos e que por isso o melhor e parar de fazer tudo a eito, como se nao houvesse amanha, parar, reflectir e decidir usando sensatez q.b. (parece-me um gesto bonito, ate aqui) e, entretanto, gastar mais uns euros ou uns dolares num curso que ajuda a saber escolher ou nem isso, mandar tudo resto as ortigas, porque... "todas as respostas estao dentro de ti" (frase linda e verdadeira mas facilmente transformada em lugar-comum quase inocua). Brilhante, hein?
Esta conversa toda porque ao trocar umas ideias com um tipo que conheci ha umas semanas, fui "acusada" de viciada em conhecimento. Disse-me, esse tipo, que aparentemente pertencia ao grupo de clientes-alvo do gajo que desintoxica os viciados em terapias e cursos. Que tinha um problema por estar a aprender musica (flauta e canto indiano), yoga, ayurveda, massagens... Que pessoas como eu alimentavam este mercado espiritual sem nexo. Respeitei o seu input mas nao concordei, como e obvio. Na verdade, tudo o que tenho aprendido desde que cheguei a India, ha 8 mesesm esta inter-ligado. Menos obvia pode parecer a ligacao da musica com o resto. Nao que precise ou sinta necessidade de dar uma explicacao ate porque me parece de senso-comum mas tive que lhe explicar que a musica faz parte de mim, faz-me feliz, e uma tradicao indiana, fortemente presente no yoga, na meditacao, na devocao. Mantras, slokas, simples oracoes... nao podia estar mais ligado...
Bom, este mesmo "amigo", da sessoes que ajudam a descobrir qual a "tua" meditacao. Depois de todo o seu discurso... Porque segundo ele (e e verdade) cada um tem a sua forma de meditar. Vipassana, zen, o que seja, nao serve a todos, porque nem todos somos iguais. Concordo. So acho que nao pagaria a ninguem para me dizer qual a melhor meditacao para mim. Quero ser eu a experimentar, ate encontrar. Nao alimento este mercado espiritual sem nexo.
Shanti, shanti...

Sem comentários:

Enviar um comentário