sábado, 10 de julho de 2010

Kichari, tatoos e raga's

A isso se pode resumir a minha vidinha de exploradora dos misterios da vida, nesta bela localidade que da pelo nome de Bhagsu, desde ha 3 semanas sensivelmente... kichari, tatoos e raga's :-)

Voltei a India, depois de umas voltas pela Tailandia e uma pequenissima incursao na Malasia. E para nao ser sempre do mesmo, decidi mudar um pouco o registo. Umas ferias do que tem sido os ultimos meses, ou seja, yoga, massagens, vida social, sol, calor...

Entao. Vim quase directa para Dharamsala. Melhor, Bhagsu. Porque Dharamsala fica um pouco abaixo. Na verdade, quem vem para Dharamsala nunca vem para Dharamsala. Porque o que interessa fica acima. Dalai Lama, budismo, meditacao e afins. Mcleod Ganj e o nome do sitio onde se encontra isso tudo. Como estou numa de ser diferente (aos 33 apetece-me dar uma de rebelde!) vim ainda mais acima e instalei-me em Bhagsu. Nao morro de amores pelo Dalai Lama e nao faco questao de ir ve-lo. Do Budismo, o que sei chega-me. Meditacao tambem nao e novo para mim, portanto decidi ocupar os meus dias na montanha de forma alternativa.

Em Bhagsu encontra-se de tudo. E um sitio pouco genuino mas na verdade, sitios genuinos na India nao interessam a uma mulher que nao esteja acompanhada (de preferencia por um homem) - eu, nesta etapa da minha "exploracao". De tudo o que por aqui se arranja, empinei com um tratamento ayurvedico (Panchakarma), aulas de bansuri e canto tradicional indiano.

O Panchakarma e dificil de fazer mas esta a dar resultados. Os meus joelhos estao cada vez melhor e quase ja noa tenho dores!!! Fantastico!! Comecei com massagens e banhos de vapor e tomando uma mistura de ghee derretido (google it!) com umas ervas medicinais todas as manhas de estomago vazio. Agua, uns 4 litros todos os dias. Ao cabo de 5 dias, lugar ao vomito. Sim, vomito. Pela manha, de estomago vazio, naturalmente. Depois de beber um litro e meio de uma mistela intragavel, vomita-se tudo. Naturalmente ou induzindo o vomito. Temos que ser fortes! Ao decimo dia, diarreia. Apos comer uma pasta suculenta pela manha, vai-se para casa e passa-se o dia todo a cagar. Mesmo. E o dia da diarreia. Ao fim de 2 semanas, o tratamento muda para edema (google it again!), massagem facial com vapor e limpeza das vias respiratorias e aplicacao directa de oleos medicinais nos joelhos.

Depois do que acabo de descrever, e legitimo perguntarem: "Tas maluca??" Respondo: "Nao. nao estou maluca! Simplesmente acredito no poder curativo da Ayurveda e no seu metodo de limpeza profunda do organismo, com especial incidencia no estomago (por isso o vomito) e os intestinos (por isso a diarreia e os edemas) e consequente tratamento da doenca."

Para alem de tudo o que ja descrevi, devo realcar a rigidez inerente a dieta e habitos de vida. Kichari (google it again, please and sorry!) e o que tenho comido praticamente sempre, tabaco, alcool, drogas e sexo, NAO. Vida social o mais reduzida possivel. Shanti, shanti e o melhor amigo do Panchakarma ;-)

Por todas estas razoes, tenho passado o tempo quase sempre em casa onde tenho um vizinho tatuador. Dai, a minha vida em Bhagsu tem sido, ir ao Panchakarma, cozinhar kichari, comer kichari, assistir as tatuagens que o meu vizinho faz e ir as aulas de canto e flauta indianos.

As aulas de canto e flauta sao o unico momento social diario que tenho (o tatuador e um bocado snob e nao tenho paciencia para americanos pseudo-artistas snob's) porque os professores sao uns curtidos e sempre me divirto imenso! Ja aprendi umas raga's. Mas o mais giro da historia das aulas e que descobri ha uns dias que tenho um amigo portugues em comum com os professores! Foi seu aluno em Varanasi ha uns anos e sem saber, vim parar na mesma escola. E em Bhagsu ha imensas escolas de musica... O mundo e pequeno, ha?!

Para terminar este post a tempo de voces nao estarem fartos e desistirem de continuar a ler, termino aqui, apenas com o Bhagsu label: kichari, tatoo's e raga's!

Sem comentários:

Enviar um comentário