domingo, 13 de junho de 2010

Se eu pudesse fazer massagens, todos os dias, fazia ;-)

Massagens. A grande descoberta desde que cheguei a estas bandas do planeta. Iniciei-me com a massagem Ayurveda/Yogica (Ayuryogic), na India, continuei na Tailandia com a massagem Yogica (mais conhecida como massagem Tailandesa) e reflexologia. Fico impressionada com a diferenca de rapidez de aprendizagem entre a primeira e a ultima massagem que aprendi. Quando comecei a Ayuryogic, baralhava-me imenso e cheguei a acreditar que nunca conseguiria memorizar toda a sequencia, que nunca conseguiria fazer a massagem com "flow". As merdas que metemos na cabeca, hein?! Algumas massagens depois (vou quase numa centena) ja tinha o tal flow e ate ja improvisava. E incrivel como se comeca a ler os corpos, a ser sensivel as expressoes faciais, as reaccoes corporais de quem esta a receber a massagem. Mais incrivel que isso e comecar a olhar as pessoas que conhecemos e, quase automaticamente, naturalmente, pensar no que os seus corpos precisam. Indo mais alem, o que as suas almas precisam. Sim, porque para mim massagem faz parte de uma ampla categoria de terapias holisticas.
Para alem da massagem, iniciei-me na Ayurveda, medicina tradicional indiana. Um mundo de conhecimento que cada vez me interessa mais. Nao consigo parar!!!
Ayurveda, massagem, yoga... tudo conectado. A Ayurveda ensina muitas coisas e uma delas e a importancia da massagem. De uma forma geral, todas as pessoas precisam de algumas coisas para viver em harmonia e com saude. Uma delas e a massagem. A activacao da circulacao, o acordar dos orgaos - sendo a pele o primeiro e mais amplamente acordado - o alongamento dos musculos e tendoes, o bem-estar geral etc, etc... tudo isto e quase tao vital como respirar e comer todos os dias. Claro que avaliando esta afirmacao ayurvedica, com olhos de quem vive numa sociedade em que a massagem e vista (e cobrada) como bem de luxo, parece quase um disparate. Da vontade de rir! No entanto, dando vontade de rir ou nao, e verdade. Todos deveriamos ter acesso a massagens. Seriamos mais felizes, menos stressados e mais saudaveis ;-)
Na Tailandia, a ver pelo numero de casas de massagem e pelo preco a que sao dadas podemos concluir que, mesmo sem Ayurveda, os tailandeses consideram-na, tambem, essencial. Faz parte das suas vidas, todos os dias.
Gostava que fosse assim em todo o mundo :-)))) Aposto que toda a gente gostava!
Se eu pudesse fazer (e receber!) massagens, todos os dias, fazia (e recebia!)
Peace, Love and Massage sera o meu novo lema!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário