sábado, 12 de junho de 2010

Os pobres porcos

Na ultima viagem de barco para Ko Phangan, assisti a uma cena de puro terror. A preparar-me para sair do barco, deparo-me com uma imagem horrivel. Uma carrinha chei de porcos. Porcos gordos, cor-de-rosa a guinchar e a transpirar que nem porcos (LOL). Como se destilassem a gordura que e o seu corpo. Guinchavam porque sofriam. A jaula onde estavam enfiados ha nao sei quanto tempo, com um calor abrasador, nao os deixava mexerem mais do que as orelhas. Nao tinham espaco sequer para esticar as pernas. Nao tenho forcas para discussoes sobre a etica presente no que metemos a boca nem sobre respeito pelos animais. Cada um sabe de si, de como trata o mundo a sua volta e do que come. Eu nao comi carne de nenhum daqueles animais enjaulados. O stresse a infelicidade que acumulavam nos seus corpos nao me afectou mas a simples visualizacao de tal cena, grotesca, afectou a minha alma por agumas horas. Verdade seja dita que ja quase me esqueci de como carne como aquela afecta o meu corpo e a minha alma. Mas de uma coisa tenho certeza. Desde que deixei de comer animais, sinto-me muito mais em paz e em sintonia com o cosmos.
Na Tailandia, como em varios outros paises do sudoeste asiatico, ir aos mercados pode ser uma tortura para mim. Ele e ver todo o tipo de animais, semi-vivos (mehor, semi-mortos) em jaulas, prontos para a faca. Aqui parece-me pior, mas em qualquer parte do mundo acontece o mesmo desrespeito pelos animais, seja para comer ou nao. A cena do barco nao e uma cena que nunca tenha visto. Nao sei se hoje em dia ainda e permitido transportar animais em tais condicoes, mas ha uns anos era. Quem nunca viu um camiao cheio de porcos/vacas/ovelhas, a molhada? :-( Triste, ne?
Pois bem, eu tomei a minha decisao ha algum tempo. Colaborar o menos possivel para que estas cenas ainda possam ser vistas. Nao como animais, o que consumo de origem animal (ovos, leite, queijo...) e de producao biologica e deixei de comprar artigos de pele. Nao facam como eu. Facam mehor, se puderem ;-)
Bem haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário